Nos últimos anos, a Contabilidade deu um salto em modernização e automatização e muito tem se debatido sobre as inovações e mudanças de atuação do setor. Contudo, nem todo empresário ou profissional da área ainda compreende a dimensão e a importância dessa nova realidade para o mundo dos negócios.

Como forma de disseminar informações sobre as funções e as vantagens trazidas pela Contabilidade 2.0, ou Nova Contabilidade, o escritório Alteia Contabilidade e Gestão Empresarial, com unidades em São Paulo e Sorocaba/SP, oferece palestra exclusiva sobre o assunto ao público interessado, que será realizada no próximo dia 21/08, das 9h às 11h30, no Espaço Business Academy do Edifício Delta Paulista II, na cidade de São Paulo. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas (confira, abaixo, como participar).

Durante o encontro, os participantes irão saber como identificar os desafios de sua empresa hoje e no futuro, mapear onde o negócio está “perdendo” e traçar uma estratégia para onde pode ganhar, otimizando tempo e recursos para aumentar a lucratividade. “A Contabilidade 2.0 é uma ferramenta estratégica de gestão empresarial, voltada não apenas para o financeiro da empresa, mas para a corporação como um todo”, destaca Fernando Alteia, contador especialista em controladoria e gestão financeira e diretor executivo da Alteia Contabilidade e Gestão Empresarial.

É sabido que o Brasil tem uma das taxas tributárias mais pesadas do mundo e é um dos piores lugares do planeta para se abrir e manter um negócio, estando na 178º posição do ranking, apenas 11 posições atrás do último colocado. Diante desse cenário, qualquer passo em falso pode prejudicar definitivamente a empresa e, nesse sentido, o contador e sua equipe devem auxiliar na tomada estratégica de decisões, para minimizar custos e maximizar resultados.  “O que percebemos é que o desconhecimento leva, muitas vezes, o empresário ou dirigente a, por exemplo, recolher impostos que não são devidos ou enquadrar a empresa em um regime tributário que não é o melhor para o tipo de negócio. Nesse sentido, o trabalho atual de contabilidade atrelado à gestão empresarial é capaz de indicar estratégias decisivas, como encontrar incentivos fiscais para a compra de produtos ou orientar em relação à isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a compra de matéria-prima”, comenta Alteia.

O especialista completa sua análise, destacando que a Nova Contabilidade extrapola a própria área de atuação, passando também pelo financeiro, logística, fluxo de caixa, estoque, compra e, até mesmo, pela contratação de funcionários. Não é de se estranhar que, segundo uma pesquisa do Sebrae, 97% dos empresários deixam a parte burocrática dos serviços contábeis, fiscais e recursos humanos e societários sob os cuidados dos contadores, pois sabem que a consultoria especializada nesse segmento é capaz de evitar muitos prejuízos e potencializar ganhos.

Recommended Posts